A gravidez aumenta o nível de progesterona, provocando uma resposta exagerada à placa bacteriana, por isso as mulheres grávidas têm maior risco de sofrer doenças periodontais. Esse fator resulta em uma maior propensão ao desenvolvimento da gengivite, mesmo que a rotina de cuidado bucal esteja satisfatória.

É muito importante que a mulher grávida seja acompanhada por um dentista, pois o profissional pode recomendar revisões odontológicas mais frequentes durante o segundo trimestre, ou iniciando o terceiro, para ajudar a combater os efeitos do aumento de progesterona e evitar a gengivite.

A alimentação correta durante a gravidez proporciona saúde dental da mãe e do bebê. Os dentes da criança começam a se desenvolver entre os 3 e 6 meses de gravidez, a mãe precisa se certificar de estar ingerindo cálcio suficiente, vitaminas D, C e A, fósforo e proteínas.

É comum ouvirmos o mito de que a mulher grávida perde o cálcio dos dentes se não ingerir cálcio suficiente. E, de fato, essa perda é possível devido à ingestão inadequada de cálcio, mas ocorrerá nos ossos, não nos dentes. A importância de incluir alimentos ricos em cálcio durante a gravidez é que, tanto os ossos como os dentes, seu e do seu bebê, serão muito mais sadios e resistentes.